Dispositivo de implantação

O procedimento de implantação é realizado colocando as unidades foliculares uma a uma na região de implantação. Este processo é altamente exigente e cansativo, pois requer a implantação de cerca de 4 000 unidades foliculares por transplante de cabelo.

Para realizar esta tarefa, um clínico coloca primeiro a unidade folicular na caneta implantadora.  Devem ser utilizadas pinças para transferir a unidade folicular da solução de conservação para a caneta implantadora. Uma vez próximo da ferramenta, o clínico introduz manualmente a unidade folicular na agulha da caneta implantadora de maneira cuidadosa. O manuseamento da unidade folicular é crítico nesta fase, e pode danificar a unidade folicular se não for feito corretamente.

Depois de carregar várias destas canetas implantadoras, outro clínico mais próximo do doente prepara cada caneta implantadora – novamente, uma de cada vez – e descarrega a unidade folicular no orifício previamente feito na área do transplante. Todo este processo é repetido iterativamente até que todas as unidades foliculares sejam implantadas. Pode imaginar como esta tarefa pode ser cansativa e repetitiva. Cada médico deve fazer 4 000 movimentos, e eles têm de ser precisos.

Descrição da ferramenta

Tendo em conta todas as limitações e problemas identificados, chegámos a uma nova solução para realizar esta tarefa, uma solução que é diferente de qualquer outra disponível no mercado.

Desenvolvemos uma ferramenta inovadora para facilitar o processo de implantação e melhorar os resultados do paciente, bem como para diminuir a carga de trabalho dos clínicos. Desta forma, estamos a melhorar o seu desempenho, o que também conduz a melhores resultados.

A ferramenta implantadora tem um cano com 25 furos que são preenchidos com unidades foliculares. Uma vez preenchido o cano, o médico pode implantar estas 25 unidades foliculares na área de implantação sem qualquer movimento extra. Esta nova ferramenta diminui o número de movimentos de 4 000 para apenas 160.

Na Insparya diferenciamos entre unidades foliculares com apenas um folículo capilar, dois folículos, e três ou mais folículos. São identificados como tal por canos de cores diferentes; isto é bastante importante porque esta diferenciação afeta o procedimento de implantação. A nossa solução para alcançar melhores resultados para o paciente é baseada na implantação de unidades foliculares com apenas um cabelo na linha do cabelo especificada pelo paciente (a linha do cabelo frontal). É importante fazê-lo porque isto é o que acontece naturalmente com o nosso cabelo. Em seguida, utilizamos as unidades foliculares com múltiplos fios de cabelo para preencher a área delimitada pela linha do cabelo, obtendo assim melhores resultados. Se usarmos unidades foliculares com vários fios ao longo da linha do cabelo, o resultado final não seria tão bom – o chamado efeito “cabelo de boneca”.

Ao usar esta ferramenta, podemos reduzir o tempo do procedimento e a carga de trabalho para os clínicos. Com menos fadiga, os médicos também podem alcançar melhores resultados.

 

Benefícios

  • Procedimentos mais rápidos.
  • Menor manuseamento de unidades foliculares.
  • Menos danos nas unidades foliculares.
  • Menos carga de trabalho para os médicos envolvidos.
  • Melhores resultados para o paciente.